Top
Dondeando Por Londres / Tour Grande Guerra II: Churchill War Rooms + Museu Imperial de Guerra

Tour Grande Guerra II: Churchill War Rooms + Museu Imperial de Guerra

per person

É um apaixonado(a) pela história da Primeira e Segunda Guerra Mundiais? Gostaria de mergulhar a fundo numa viagem no tempo para saber sobre as batalhas mais importantes, os bastidores da Guerra, as estratégias que deram certo (seja por planejamento ou por pura sorte) e a história das personalidades envolvidas?

 

Eu recebi muitas demandas para incluir lugares e referências às duas Grandes Guerras em meu tour, e pensando nisso que eu desenvolvi esse passeio: uma visita de 4 horas por duas das atrações mais importantes de Londres, só que focada na história e nos bastidores da I e II Guerra mundiais.

 

1a. parte do tour: Uma visita ao Churchill War Rooms, o esconderijo e quartel general de Winston Churchill 

O Churchill War Rooms é o abrigo subterrâneo (uma espécie de bunker) de onde o primeiro ministro britânico Winston Churchill e os membros mais sêniors do ministério inglês dirigiram os esforços dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. 

  • É uma das atrações mais imperdíveis de Londres – e você pode saber mais sobre ele aqui. Imagine um escritório secreto onde funciona a célula central de comando de guerra, com salas de reuniões, mapas, secretárias trabalhando à meia luz em ritmo frenético, 24 horas por dia, durante toda a Guerra. 
  • Agora, imagine isso acontecendo num ambiente subterrâneo, onde o tempo todo podia-se ouvir os alertas sonoros de bombardeios iminentes – e o eterno receio de que o abrigo poderia não resistir se houvesse uma colisão direta com uma bomba. Ou uma invasão de uma força inimiga. Quem sabe?
  • Agora, imagine que quando a II Guerra acabou, todos saíram para comemorar. E como bem dizemos, o último a sair apagou a luz… e trancou essa sala de comando, do jeito que estava… por décadas. Intacta.

É isso que vamos visitar: O centro de operações de WInston Churchill, o verdadeiro, com todas as suas paredes, mobílias e objetos absolutamente originais da época da Guerra, agora transformado em museu. Vamos visitar os corredores apertados, a iluminação difusa em que é possível sentir, na pele e nos sentidos, a tensão da época. Por isso, é um dos melhores museus de guerra do mundo (tudo ali é bastante sensorial). 

E como até as paredes contam histórias, você vai conhecer tudo acompanhado de uma guia certificada e habilitada para guiar no local, e ajudar a trazer à vida esses objetos. Não perca: esse é um dos melhores tours históricos que oferecemos, e uma experiência para a vida toda! Imperdível para os amantes de História de Guerra!

2a. parte: Uma volta a pé por Westminster para ver de perto as marcas da história

Saindo da Abadia, vamos caminhar a pé até a próxima atração – e o caminho nada mais é do que o bairro de Westminster, onde fica o coração do poder político do Reino Unido. Por isso, vamos passar por estátuas, monumentos e prédios onde conheceremos mais sobre os bastidores das duas Guerras. É possível ver ainda as “cicatrizes” vivas, como marcas de bombardeios que foram preservadas como um silencioso lembrete do conflito e da resistência londrina durante a Guerra.

3a. Parte: Museu Imperial de Guerra

O Imperial War Museum é o museu de Londres dedicado à lembrar a história de algumas das Guerras mais importantes que o Reino Unido participou – que não foram poucas. Há artefatos da Guerra do Afeganistão, da Guerra das Falklands/Malvinas… Mas há uma grande e completa ala sobre a I Guerra Mundial, e é lá que vamos conhecer melhor a parte histórica de uma guerra que mudou completamente o mapa do mundo como conhecíamos até então. 

Batalhas marcantes, estágios dos avanços e retrocessos, impacto psicológico, cenário político e avanços tecnológicos: um pouquinho de tudo, num tour que promete ser bastante sensorial e intenso.

 

Como funciona o tour: 

  • O tour é intenso: De todos os tours sobre a I e II Guerra, esse é o mais intenso e aprofundado. Vamos falar bastante sobre história, mergulhar de verdade no contexto histórico de cada lugar… Então são 4 horas sobre um assunto que não é dos mais leves (ainda que interessante). É só um aviso de que o tour foi pensado para quem realmente se interessa no assunto. (Uma opção de um tour sobre Guerra um pouco mais “leve” no assunto é este aqui!).
  • É para encher os olhos de quem ama História: Tanto a Imperial War Museum quando o Churchill War Rooms estão entre as atrações mais focadas de Londres nos contextos de guerra, Vamos conhecer as duas a fundo nessa visita – é como fazer uma dobradinha histórica perfeita, com duas atrações numa manhã só… e com guia, o que faz toda a diferença na hora de trazer a história à vida!
  • Vamos a pé: Faremos o deslocamento por transporte público do hotel de vocês até as duas atrações (pode ser a pé, de táxi, metrô ou ônibus). Mas se vocês tiverem qualquer dificuldade em andar, por favor avisem, e ajustamos o roteiro!
  • O tour termina no Museu Imperial de Guerra para você continuar a explorar por sua conta (mas podemos inverter a ordem se você quiser!): O motivo pelo qual eu prefiro terminar o tour no museu é porque muitas pessoas preferem continuar explorando as outras exibições permanentes (há uma ala bem tocante sobre o Holocausto, e outra sobre equipamentos usados em outros conflitos, bem como exposições temporárias bem interessantes). Para quem gosta do assunto, é um museu imperdível, que dá para explorar por mais tempo. Além disso, eles tem um café aconchegante (para dar aquele break necessário depois de tanto assunto) e uma loja fantástica com livros e posteres sobre Guerras. Mas podemos alterar a ordem, se preferir!

Para quem é:

  • Para quem adora história, assuntos relacionados à I e II Guerra Mundial ou simplesmente para quem curte histórias interessantes sobre como pessoas, famosas ou não, passaram por momentos difíceis… e chegaram lá do outro lado. Acho que é um tour fascinante sobre aspectos da nossa humanidade: nossas forças, medos, persistências, lutos…
  • Para quem adora artefatos e invenções de guerra: vamos ver no mesmo tour armas, uniformes e equipamentos usados pelos soldados e civis durante os dois conflitos (que vão desde artigos de vestuário e armamentos até itens bastante inusitados!).
  • Para quem gosta de sair do lugar comum: esse é um tour bem histórico!

O que está incluído:

  • 4 horas de duração do tour
  • Eu vou buscá-los e deixá-los no seu hotel (ou onde vocês quiserem!)
  • Acompanhamento do guia dentro do museu e do Churchill War Rooms durante todo o tour (lembrando que no Churchill War Room só é permitida a entrada com guias certificados Blue Badge!).
  • Suporte e ajuda na reserva das atrações (do tour e dos outros dias em que você estiver aqui)
  • Ajuda e orientação nos demais dias da sua viagem, com dicas do que você precisar!

O que não está incluído:

  • Deslocamento: Os tours em geral são feitos a pé, de ônibus ou de metrô. O valor do deslocamento do visitante nesses meios de transporte não está incluído no valor do tour.
  • Alimentação: Podemos incluir uma paradinha para um café ou um lanche, mas o valor das refeições não está incluído no passeio!
  • Entradas: O Churchill War Rooms exige ingresso para fazer um tour, e informamos que o valor da entrada não está incluso no passeio (porém, caso haja interesse, podemos efetuar a compra com antecedência e incluir o custo na fatura da nossa pré-reserva, ou encaminhar diretamente o link dos serviços para vocês fazerem a compra diretamente). Ah, e comigo vocês podem fazer uma visita guiada, o que faz toda a diferença!

Informações gerais do tour:

Duração:
4 horas
Idade:
A partir de 12 anos
Onde o tour começa:
Posso buscá-los no hotel ou nos encontramos em frente à entrada do Churchill War Rooms, em Westminster
Onde o tour termina:
O tour termina no Museu Imperial de Guerra (e você pode explorar mais o museu por conta própria, pois é muito interessante!)

Gostou? Peça já o orçamento e reserve seu tour agora!

  • Preencha o formulário abaixo com as informações da sua viagem e do grupo com o qual você está viajando. Aproveite para colocar qualquer informação de algum lugar ou atividade que você faz questão de ver nessa parte da cidade, ou alguma observação que seja importante para o tour!
  • Eu retornarei o contato em breve para confirmar a disponibilidade do tour para o dia desejado, bem como para combinar hora e local de encontro. Enviarei também o orçamento e as instruções para reservar o passeio (você pode ver nossa política de serviços aqui).